Vencedores do Prémio Fernando de Sousa já são conhecidos

Primeira edição do galardão que homenageia o jornalista teve hoje a cerimónia de entrega das distinções.

No contexto das celebrações do Dia da Europa foram hoje distinguidos, no NewsMuseum de Sintra, os vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, tendo o jornalista sido homenageado através da inauguração do seu retrato na Galeria dos imortais do museu.

Catarina Fernandes Martins (Público) venceu na categoria Jornalista com a reportagem “Dia Mundial do Refugiado. Portugal estendeu os braços. E isso chega?”, publicada a 19 de junho do ano passado no referido diário.

O júri – constituído por Sofia Branco, Presidente do Sindicato dos Jornalistas; Sofia Colares Alves chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal; Daniel do Rosário, porta-voz da Comissão Europeia; Francisco Belard, Clube de Jornalistas e Goulart Machado, Presidente da Casa da Imprensa – destacou “a excelência da escrita, dos detalhes e da versatilidade de formatos usados” num “tema tão complexo, através de histórias reais, enquadrando, de forma equilibrada, os exemplos pessoais e o ângulo europeu”.

Na categoria Estudante, os vencedores ex-aequo foram Tomás Nogueira, com o trabalho “Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC”, o qual passou na Rádio Universidade de Coimbra a 15 de setembro de 2016, e um grupo fomado por Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa, neste caso através da reportagem “O ‘bicho papão’ não mora aqui”, publicada a 12 de janeiro deste ano na ComUM. Nesta categoria a decisão de entregar ex-aequo o prémio foi unânime, “pois ambos receberam uma avaliação semelhante e são exemplos meritórios do esforço de dar a conhecer as políticas e instituições europeias junto do público mais jovem”.

Os galardões foram anunciados por Carlos Moedas, comissário europeu; Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, e Fátima de Sousa, viúva do jornalista Fernando de Sousa.

Houve perto de 50 candidaturas recebidas, tendo oito sido selecionadas – seis na categoria de Jornalista e duas quanto aos Estudantes.

Entretanto, a segunda edição do Prémio para trabalhos publicados/difundidos durante 2017 foi lançada no final da cerimónia, estando a informação e regulamento disponíveis aqui.

Partilhe