Vamos fazer o retrato do jornalismo em Portugal

Sindicato dos Jornalistas associa-se ao ISCTE num inquérito fundamental para conhecer quem são e como trabalham os jornalistas portugueses em 2016.

Quanto ganha, em média, um jornalista? E em que condições faz o seu trabalho? Estas perguntas precisam de respostas fiáveis e sustentadas.

Numa altura em que uma profissão essencial à democracia está cada vez mais ameaçada pelo medo e pela precariedade, é urgente sabermos em que condições ela é exercida e por quem.

O Sindicato dos Jornalistas associa-se a uma equipa do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa para a realização do “Inquérito às Condições Laborais dos Jornalistas em Portugal”. O lançamento da iniciativa ocorre simbolicamente no 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

É fundamental que contribuas com as tuas respostas, através desta ligação. O inquérito é legível em computador, tablet e telemóvel.

Devem participar todos os jornalistas com carteira profissional, sejam ou não sócios do Sindicato dos Jornalistas.

O principal objectivo do inquérito é o de analisar as condições laborais actuais dos jornalistas portugueses, conhecer a diversidade de percursos e perfis jornalísticos e identificar os principais constrangimentos e desafios que se colocam hoje ao exercício da profissão de jornalista.

Ajuda-nos a traçar o retrato do jornalismo, para que possamos depois influenciar a esfera pública. Contamos contigo!

Partilhe