Universidade Nova organiza conferência sobre ética jornalística

Iniciativa decorre ao longo desta quinta-feira, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo como oradores vários investigadores, jornalistas e estudantes.

Num momento em que decorrem debates acerca do referendo para alterações ao Código Deontológico promovido pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, a Universidade Nova de Lisboa organiza, esta quinta-feira, uma conferência sobre ética jornalística, na qual participam investigadores, jornalistas e estudantes. O tema genérico é Ética Jornalística para o século XXI – novos desafios, velhos problemas.

Numa organização conjunta entre CIC.Digital FCSH/Nova e os professores Alberto Arons de Carvalho e Carla Baptista, que vão estar na mesa de abertura, às 9h15, no multiusos 2 (4º andar), com Maria José Roxo, subdiretora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) ao lado, a comunicação inaugural (10h10) pertence a Stephen Ward (founder director, Center for Journalism Ethics, Lecturer in Ethics, University of British Columbia-Vancouver).

Após pausa para café, o painel I, entre as 11h00 e as 13h00, sob a coordenação de Carlos Camponez, abordará os Desafios da Auto-regulação do Jornalismo, contando com Jacinto Godinho, Joaquim Fidalgo, Adelino Gomes e João Miranda como oradores.

Segue-se pausa para almoço e, a partir das 14h30, o painel II analisará Novos Media, Novos Contextos de Regulação, com a coordenação de Marisa Torres da Silva e tendo João Pedro Figueiredo, Carla Martins e Bruno Contreiras Mateus como oradores.

Depois de outra pausa de quinze minutos para café, a partir das 16h45 e até às 18h30 decorre o painel final. Ética Jornalística em Contexto de Investigação é o tema, coordenado por Pedro Coelho. Os oradores vão ser Ana Leal, José António Cerejo, Paulo Barriga e Luís Garriapa.

A entrada é livre, embora esteja sujeita a inscrição prévia através do e-mail patriciacontreiras@fcsh.unl.pt . Os inscritos vão receber um certificado de presença.

Partilhe