Unidad Editorial rompe acordo com “El Mundo Huelva Noticias”

A Unidad Editorial, empresa-mãe do diário espanhol “El Mundo”, rescindiu o acordo com o empresário Antonio Ponce, vice-presidente da Confederação de Empresários da Andaluzia, para a publicação do “El Mundo Huelva Noticias”, suspendendo na prática a edição do título e colocando em risco o posto de trabalho de 16 trabalhadores.

A empresa considerou que a imagem e os interesses do “El Mundo” têm vindo a ser lesados pelos diferendos relacionados com o pagamento de remunerações em atraso que há mais de dois anos opõem Antonio Ponce à equipa do diário de Huelva e que culminaram com a entrada destes últimos em greve a 22 de Outubro.

Perante a ameaça da Unidad Editorial em romper o acordo caso o jornal não fosse publicado, Antonio Ponce pediu aos trabalhadores que suspendessem a greve e comprometeu-se a saldar as dívidas – dois meses de salários em atraso, vários complementos e o pagamento de fins-de-semana e feriados trabalhados desde 1 de Janeiro –, tendo a equipa acedido e regressado ao trabalho a 25 de Outubro.

No entanto, a Unidad Editorial invocou o facto de o diário não ter sido publicado durante três dias para dar o acordo com Antonio Ponce por finalizado, uma decisão contestada pelo empresário, que se diz disposto a levar o caso a tribunal.

Em comunicado, o comité de empresa do “El Mundo” mostrou a sua solidariedade com os companheiros de Huelva e assinalou que “uma vez mais, os trabalhadores sofrem as consequências de uma má gestão e de decisões empresariais pelas quais não são responsáveis”.

Os jornalistas de Madrid voltaram também a pedir à Unidad Editorial que não firme acordos com empresários alheios ao mundo da comunicação sem comprovar a sua absoluta solvência e exigir as garantias necessárias para que situações como esta não se repitam, lembrando que situação idêntica ocorreu anteriormente no “El Mundo de Almería” e no “La Gaceta de Canarias”.

Partilhe