União histórica das associações de jornalistas do Sri Lanka

Cinco das principais associações de jornalistas do Sri Lanka assinaram a 3 de Novembro, na capital Colombo, uma carta de princípios que defende reformas nos média, o que segundo Christopher Warren, presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), é “um acto de solidariedade sem precedentes na comunidade jornalística ceilonesa”.

A Declaração de Tholangamuwa, nome pelo qual o documento é conhecido, foi assinado por representantes da Federação Sindical de Trabalhadores dos Média (FMETU), da Associação de Jornalistas Trabalhadores do Sri Lanka (SLWJA), da Aliança de Média Tamis do Sri Lanka, do Fórum de Média Muçulmanos do Sri Lanka e do Movimento de Média Livres (FMM).

O documento foi apoiado por 29 organizações regionais de jornalistas e será distribuído aos 4000 jornalistas do país juntamente com um apelo à promoção dos valores de serviço público nos média.

Nele se defende uma campanha concertada dos jornalistas ceiloneses para transformar a paisagem mediática e promover e defender os direitos dos profissionais da comunicação, através da definição de códigos éticos, auto-regulação da classe e estabelecimento de salvaguardas para a independência editorial.

Entre muitas outras medidas, nesta carta de princípios, apela-se ainda a um governo transparente e aberto, ao respeito dos partidos pelo papel independente e crítico dos média e à reforma dos órgãos de comunicação estatais, criando uma moldura de administração livre de influências políticas e com financiamento adequado.

Partilhe