Um plano coerente para transformar a realidade

A lista A pretende continuar e aprofundar o projecto sindical coerente, voltado para as realidades nas redações e para as realidades múltiplas dos freelance e precários. Mas não nos acomodamos à realidade; queremos continuar a transformá-la.

A realidade, em muitas redacções, é a violação dos direitos e garantias dos jornalistas, quanto às carreiras, condições salariais, horários de trabalho, trabalho suplementar, segurança, higiene e saúde no trabalho. Vamos continuar a procurar transformá-la, com mais acções nas empresas e junto das autoridades.

A realidade é a exploração de jornalistas em falso regime de trabalho independente (freelance), bem como o aproveitamento obsceno da abundância da força de trabalho e da crise para reduzir o valor das peças ou das avenças. Vamos prosseguir acções para defender os jornalistas e melhorar as suas condições de trabalho.

Na realidade, a maior parte dos jornalistas freelance não tem trabalho regular, mas tem a obrigação legal de pagar regularmente as contribuições para a Segurança Social, tantas vezes com enorme sacrifício dos seus parcos rendimentos. Para trabalho intermitente, propomos pagamentos intermitentes!

A realidade é a exploração ilegal e profundamente imoral de trabalho de estudantes (estagiários curriculares e mesmo recém-licenciados), usados em muitas redacções como mão de-obra gratuita ou barata. Vamos continuar a exigir que os estágios curriculares – quando obrigatórios para a conclusão de ciclo de estudos – obedeçam a protocolos rigorosos e transparentes, não permitindo a substituição de profissionais.

A realidade é que é necessário reforçar o Sindicato nas redacções, através de uma rede mais ampla e mais consistente de delegados e activistas sindicais, que ajudem a dar suporte directo aos camaradas mais afectados e a apoiar as acções do Sindicato, que sem esta rede nem sequer consegue entrar nas empresas. Também é necessária mais e mais eficaz informação aos jornalistas, reuniões nas redacções e nas regiões e formas novas de contacto com os jornalistas isolados.

Para esse objectivo, podem contar com a lista A – “Reforçar o Sindicato, Defender o Jornalismo”

PARA TRANSFORMAR ESTAS REALIDADES O TEU VOTO CONTA!

Ver programa integral em https://jornalistas.eu/?n=9313

Segue-nos em https://www.facebook.com/listaA.SindicatoJornalistas

Partilhe