Um morto e dois feridos em ataque aos média na Somália

Ataques à bomba contra duas televisões e um jornal em Mogadíscio provocaram ferimentos em dois jornalistas e mataram um civil que passava no local. Vários órgãos de informação suspenderam a sua actividade por recearem pôr em perigo a segurança dos seus trabalhadores.

Os órgãos visados pelos ataques dos últimos dias foram a emissora GBC – que ficou com muito equipamento danificado e se viu forçada a fechar as instalações –, o grupo de rádio e televisão HornAfrik – onde ficaram feridos os jornalistas Yahye Ali Farah e Abdi Dhaqane, este último com gravidade –, e o jornal “Ayaamaha” – perto do qual se encontrava o civil que foi morto.

Instando as facções rivais a deixar de atacar jornalistas e órgãos de comunicação, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Sindicato Nacional de Jornalistas Somalis (NUSOJ) solicitaram ao governo transitório do país que leve a cabo uma investigação séria a estes ataques, uma vez que “os jornalistas não podem ser considerados objectivos militares”.

Partilhe