Uganda expulsa repórter canadiano

O jornalista freelance canadiano Blake Lambert, que trabalhou como correspondente da revista “The Economist” no Uganda durante mais de dois anos, foi impedido pelas autoridades de Kampala de entrar no país e colocado num avião com destino ao Quénia.

A expulsão do jornalista segue-se à não renovação da sua acreditação profissional, da qual depende a autorização de residência, mas quando Blake Lambert saiu voluntariamente do país para ir até à África do Sul durante uns dias, não foi informado de que não poderia regressar.

Deste modo, o jornalista ficou impedido de recolher os bens pessoais que tinha deixado em Kampala. As autoridades negarem-lhe também um visto de entrada como turista e confiscarem-lhe o passaporte e o telemóvel antes de o colocarem num voo com destino a Nairobi.

Criticando as autoridades do Uganda, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) sublinha que “a expulsão de Blake Lambert, sobretudo à luz de outros ataques recentes a jornalistas independentes no Uganda, levanta dúvidas sobre o empenho do Uganda para com a liberdade de imprensa”.

A organização relembra ainda a perseguição conduzida pelas autoridades ugandesas contra este e outros jornalistas antes das eleições presidenciais de Fevereiro, que foram ganhas, não obstante diversas queixas de irregularidades, por Yoweri Museveni.

Partilhe