U Tha Ban libertado na Birmânia

U Tha Ban, jornalista e militante político birmanês, foi libertado, a 12 de Julho de 2004, após ter passado mais de sete anos na prisão por ter ajudado um universitário a escrever artigos sobre o movimento estudantil do país.

U Tha Ban, de 67 anos, esteve preso sete anos e quatro meses na prisão de Insein (Rangoon). Advogado e antigo redactor do jornal governamental “Kyemon” (“O Espelho”), onde trabalhou de 1962 a 1978, Ban passou na prisão 12 dos últimos 14 anos, pois já havia estado detido de 1990 a 1995 pela sua ligação à Liga Unida das Nacionalidades para a Democracia, ligada à Liga Nacional para a Democracia, da oposição.

De 1986 a 1990, Ban trabalhou em diferentes jornais privados, sendo preso em 1997 por contribuir para a publicação de um livro e de artigos sobre o movimento estudantil. Trinta e uma outras pessoas foram presas no âmbito do mesmo processo.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Burma Media Association (BMA), em comunicado de 23 de Julho, congratulam-se pela libertação do jornalista, mas lembram que pelos outros dez profissionais dos média permanecem encarcerados na Birmânia.

As duas organizações manifestam-se particularmente apreensivas com o estado de saúde física e mental dos presos por exercerem o seu direito à liberdade de expressão.

De acordo com a RFS e a BMA, pelo menos 72 presos políticos birmaneses morreram na prisão desde o fim dos anos 80.

Partilhe