Tropas dos EUA atacam jornalista iraquiano premiado

Soldados norte-americanos invadiram a 8 de Janeiro na casa do jornalista Ali Fadhil, disparando na direcção do quarto onde este dormia com a mulher e os dois filhos pequenos. Há dois meses, Ali Fadhil foi distinguido com o prémio para melhor jovem jornalista da Associação de Imprensa Estrangeira.

Ali Fadhil, correspondente do jornal britânico “Guardian” e da emissora televisiva Channel 4 – para a qual está a realizar uma investigação sobre o desvio de milhões de dólares que estavam na posse de tropas norte-americanas e britânicas – foi em seguida atado, encapuzado e levado para interrogatório, sendo libertado horas mais tarde.

Os soldados disseram ao jornalista que procuravam um rebelde iraquiano e confiscaram-lhe as cassetes que ele tinha filmado para o programa, uma situação que preocupa o director da produção, Callum Macrae, que desconfia do timing e da natureza desta acção.

“Precisamos de uma garantia convincente das autoridades norte-americanas de que esta terrível experiência não foi uma tentativa de desencorajar a investigação de Ali Fadhil”, afirmou Callum Macrae, sublinhando que a acção militar ocorreu apenas uns dias depois das mesmas autoridades terem sido avisadas sobre o conteúdo da investigação do jornalista e de lhes ter sido solicitada uma entrevista sobre o assunto.

Partilhe