Tribunal grego considera legítima greve de solidariedade

O tribunal de recurso de Tessalónica deu razão aos jornalistas do “Makedonia” que fizeram uma greve de protesto de 24 horas pelo despedimento injusto do seu colega Haralambos Bikas.

O processo em tribunal foi motivado por uma queixa do proprietário do “Makedonia” contra o Sindicato de Editores de Jornais Diários da Macedónia e da Trácia (ESIEMTH), mas tanto na primeira instância como no recurso os juízes deliberaram a favor do sindicato.

Segundo o tribunal, uma greve de solidariedade interna pela readmissão de um trabalhador é um direito legítimo exercido pelo bem colectivo e que está no cerne da solidariedade sindical e laboral.

Além disso, ao que o tribunal apurou, Haralambos Bikas foi despedido por vingança, após ter protestado contra a censura exercida pelo gestor do jornal às suas reportagens sobre o conflito iraquiano, uma actuação que vai contra o código de ética do jornalismo.

“Esta é uma grande vitória da independência editorial e da justiça social e deve servir de aviso a outros que tentem intervir no trabalho dos jornalistas”, afirmou Arne Konig, presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), frisando que esta decisão sublinha o direito dos profissionais da comunicação à actuação solidária.

Partilhe