Três portugueses apurados para Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu

Jornalistas ao serviço da SIC, da Rádio Universidade FM e da revista “Notícias Magazine” foram premiados pelo júri nacional da II edição do Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu.

Na categoria Televisão, foi distinguida a jornalista Rebecca Abecassis (SIC), com a reportagem “Como a França vê o futuro da União Europeia”, pela “actualidade e recurso a várias fontes, que permitiu tratar um assunto sensível e importante de forma plural e bastante esclarecedora”.

O jornalista Luís Mendonça (Rádio Universidade FM), de Vila Real, foi premiado pelo seu trabalho sobre “um dia com a eurodeputada Elisa Ferreira”, pela “originalidade e utilidade, demonstrando o outro lado do trabalho dos eurodeputados, desconhecido do público”.

A jornalista Sarah Adamopoulos (revista “Notícias Magazine”), conquistou o prémio pela reportagem “Aprender a negociar a integração em “europês”, que o júri considerou “um trabalho jornalístico muito completo”, com uma “abordagem profunda do tema imigração, um dos principais problemas da União Europeia”.

Segundo um comunicado do gabinete em Lisboa do Parlamento Europeu, hoje divulgado, o júri nacional escolheu os três vencedores portugueses nas áreas de Televisão, Rádio e Imprensa por trabalhos que se destacaram pela “qualidade e promoção de um melhor conhecimento da União Europeia (UE)”.

Na categoria Internet não foi atribuído o prémio, por o júri considerar que os trabalhos apresentados não correspondiam ao espírito do concurso

Os vencedores nacionais concorrem agora com os seleccionados nos restantes 26 Estados-membros da União Europeia, sendo o vencedor de cada uma das categorias anunciado em Setembro. O júri europeu será constituído por três eurodeputados e seis representantes da classe profissional dos jornalistas em Bruxelas.

O prémio, no valor total de 20 mil euros (cinco mil euros para cada categoria) será entregue em Outubro.

O júri português foi constituído pelo director do Cenjor, Fernando Cascais, pela presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, Belén Rodrigo, pela vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rosária Rato, e pela secretária-geral da Associação Portuguesa da Imprensa, Joana Ramada Curto.

Partilhe