Três militares dos EUA processados por morte de José Couso

O magistrado espanhol Santiago Pedraz decidiu processar três militares norte-americanos alegadamente envolvidos na morte do operador de imagem José Couso, da Telecinco, ocorrida a 8 de Abril de 2003 num ataque de um tanque dos EUA contra o Hotel Palestina, em Bagdade.

O juiz considerou que a acção do sargento Thomas Gibson, que ia no tanque que disparou contra o hotel, do capitão e chefe da companhia Philip Wolford e do tenente-coronel Philip de Camp pode constituir um delito de assassínio e um outro contra a comunidade internacional, punível com penas entre os dez e os quinze anos de prisão.

Esta foi a segunda vez que o juiz emitiu uma ordem de captura contra os três militares, depois de uma primeira ter sido retirada por outro tribunal que considerou a morte de José Couso como um acto de guerra contra inimigo erroneamente identificado, arquivando o processo.

No entanto, o processo foi reaberto a 14 de Dezembro de 2006 pelo Supremo Tribunal de Espanha, que entendeu ser legítimo que os tribunais espanhóis investigassem o caso, dado este envolver a morte de um cidadão espanhol.

Partilhe