Três meses de suspensão para jornal gabonês

As autoridades do Gabão suspenderam por um período de três meses o jornal “Les Echos du Nord”, devido a um artigo que criticava a forma como tinha sido tratada uma disputa territorial com a vizinha Guiné Equatorial.

O Conselho Nacional de Comunicações (CNC) impôs a suspensão a 29 de Setembro, acusando o semanário de mostrar “desrespeito pela imagem da nação e pela sua integridade territorial” ao criticar membros da imprensa não nomeados por terem alegadamente pressionado o presidente Omar Bongo a despedir funcionários acusados de tentar vender a ilha de Mbanié, que se julga ser rica em petróleo, à Guiné Equatorial.

O alvo das críticas do “Les Echos du Nord” parecem ser o diário estatal “L’Union” e o semanário pró-governamental “Le Crocodile”, que em meados de Setembro acusaram o ministro do Interior do Gabão, André Mba Obame, de tentar vender a ilha.

Em reacção à decisão do CNC, o director do “Les Echos du Nord”, Désiré Ename, ameaçou iniciar uma greve de fome caso a suspensão não fosse levantada até terça-feira, enquanto o director-executivo do Comité para a Protecção dos Jornalistas, Joel Simon, exigiu que as autoridades do Gabão refreassem as tentativas de intimidar os média.

Partilhe