Três jornalistas romenos possivelmente sequestrados no Iraque

Três jornalistas romenos desapareceram ao final da tarde de 28 de Março em Bagdade, depois de entrevistarem o primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi, sendo bastante provável que tenham sido raptados.

A jornalista Marie Jeanne Ion e o operador de câmara Sorin Dumitru, da Prima TV, assim como o repórter Ovidiu Ohanesian, do jornal “Romania Libera”, foram vistos pela última vez no bairro Al Mansur, em Bagdade.

Em declarações a Realitatea TV, a mãe de Marie Jeanne Ion afirmou que a sua filha lhe teria enviado uma mensagem a partir do telemóvel dizendo: “Fomos sequestrados. Não é brincadeira”.

Também a Prima TV diz ter recebido uma breve chamada da jornalista em que se podiam ouvir palavras em árabe, inglês e romeno, e na qual Marie Jeanne Ion terá dito: “Não nos matem porque somos de um país pobre que não poderá pagar o resgate”.

As autoridades romenas dizem já ter iniciado esforços no sentido de encontrar os jornalistas, enquanto a mãe de Marie Jeanne Ion pediu que, até se saber o que pretendem os raptores, não fossem enviadas tropas especiais à procura dos três jornalistas.

Partilhe