Três anos de prisão para jornalista que atirou sapatos a Bush

Um tribunal iraquiano condenou Muntadhar al-Zaidi, o jornalista que ficou conhecido por atirar os sapatos ao antigo presidente norte-americano George W. Bush, a três anos de prisão por “ofensa a um líder estrangeiro”.

Considerando a pena aplicada desproporcionada, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) apelou à libertação do jornalista, dizendo que embora ele tenha “cometido um erro grave”, o seu acto foi “mais embaraçoso do que violento”, pelo que o assunto deveria ter sido resolvido sem recurso sequer aos tribunais.

Por seu turno, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lamentou a forma como al-Zaidi protestou contra George W. Bush, mas considerou no entanto que “a sentença é cínica, num país onde tantas pessoas que matam jornalistas nunca são levadas perante a justiça”, apelando por isso à libertação do jornalista.

Muntadhar al-Zaidi está detido desde 14 de Dezembro de 2008, data em que atirou os sapatos contra Bush, e o seu julgamento começou a 19 de Fevereiro, tendo no entanto sido adiado devido a questões legais relativas à natureza da visita de Bush ao Iraque: a defesa do jornalista alegou que esta ocorrera de surpresa e não era oficial, tentando assim limitar a pena de prisão potencial em que o arguido podia incorrer.

Partilhe