Três anos de pena suspensa para jornalista iraniano

O jornalista Ahmad Reza Shiri foi condenado a 8 de Janeiro por um tribunal de Mashad, no Norte do Irão, a uma pena de prisão suspensa de três anos, em virtude da publicação no seu blogue de artigos de apelo a um boicote nas eleições legislativas de Fevereiro de 2005.

Segundo Ahmad Reza Shiri, as autoridades detiveram-no em Fevereiro e mantiveram-no sob custódia durante 21 dias, devido a textos publicados no blogue Iran Azad. Em Junho, o jornalista foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa e viu o seu blog encerrado e o computador confiscado.

Contudo, meses mais tarde Ahmad Reza Shiri decidiu abrir outro blogue mas foi ainda devido ao primeiro que foi julgado este ano, já que as autoridades decidiram voltar a julgar o caso em virtude de novas acusações, entre as quais o facto de ter dado entrevistas a estações de rádio estrangeiras.

Para a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a pena aplicada ao jornalista demonstra a importância que os blogues têm vindo a ganhar no Irão, país onde “as penas suspensas são muitas vezes usadas para silenciar jornalistas que incomodam as autoridades”.

Partilhe