Trabalhadores do “Público” aprovam greve em defesa do jornal

Os jornalistas ao serviço do jornal “Público” repudiaram hoje, 10 de Outubro, o processo de despedimento colectivo comunicado esta manhã pela Administração da Empresa e mandataram os sindicatos para a convocação de uma greve.

“Este despedimento inviabiliza a continuidade do “Público” enquanto órgão de comunicação social de referência, viola o espírito do acordo celebrado com os trabalhadores a 29 de Dezembro de 2011 e compromete gravemente a responsabilidade social do accionista”, consideram os trabalhadores em moção aprovada no final de um plenário realizado esta tarde.
O plenário foi convocado para discutir o processo de despedimento colectivo que a empresa encetou esta manhã, abrangendo 48 trabalhadores, dos quais 36 da área editorial e, entre estes, 28 jornalistas, processo esse que o Sindicato dos Jornalistas já repudiou.
A moção aprovada é do seguinte teor:
Os trabalhadores do PÚBLICO, reunidos em plenário no dia 10 de Outubro, manifestam o seu total repúdio pelo despedimento colectivo acordado entre a administração e a Direcção Editorial.
Este despedimento inviabiliza a continuidade do PÚBLICO enquanto órgão de comunicação social de referência, viola o espírito do acordo celebrado com os trabalhadores a 29 de Dezembro de 2011, e compromete gravemente a responsabilidade social do accionista.
Os trabalhadores do PÚBLICO mandatam os sindicatos para iniciar de imediato um processo de greve e procurar formas de obstar ao despedimento anunciado.

Partilhe