Trabalhadores de ‘A Bola’ voltam a não receber subsídio de Natal

A Sociedade Vicra Desportiva e a Vicra Comunicações, proprietárias do Jornal A Bola, de abola.pt, da revista Auto Foco e de A Bola TV, voltaram a não pagar aos seus trabalhadores o subsídio de Natal. Este é o quinto ano consecutivo que a administração entende que não deve cumprir esta obrigação para com os funcionários e quase tão grave quanto o atraso é o facto de não ter dado qualquer explicação.

A situação é ainda mais penalizadora para os muitos trabalhadores que estiveram mais um de um ano e meio em lay-off. Além de não terem recebido o subsídio de Natal, aguardam ainda que a empresa transfira para as suas contas bancárias a verba que foi depositada pela Segurança Social nas contas da empresa após a decisão do Governo de pagar a 100 por cento o ordenado a estes trabalhadores, que até aí tiveram de enfrentar um corte muito significativo no salário.

O Sindicato dos Jornalistas  (SJ) já esteve duas vezes reunido com a administração da empresa para solicitar que esta verba fosse canalizada para as contas dos trabalhadores, como foi sempre intenção da Segurança Social.

No entanto, não é esse o entendimento dos administradores da Vicra, que garantiram ao SJ que há muito pediram um esclarecimento à SS por entenderem que no caso dos trabalhadores de A Bola não existe o direito de receberem o salário a cem por cento. Dizem que como não obtiveram resposta não pagaram aos trabalhadores, mas que essas verbas estão congeladas até ao momento de se dissiparem as dúvidas.

Acontece que o dinheiro chegou há longos meses e os mais penalizados dos trabalhadores (os que tiveram duros cortes salariais durante o lay-off) continuam sem o dinheiro que deveria ser seu.

Posto isto, o Sindicato dos Jornalistas vai enviar uma exposição à Autoridade para as Condições do Trabalho denunciando estas situações porque entende que é incompreensível a ausência de intervenção perante tão grosseiras violações dos direitos dos trabalhadores.

Partilhe