Trabalhadores de A BOLA sem subsídio de férias

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) recebeu queixas de vários jornalistas do jornal “A Bola” por não lhes ter sido pago o subsídio de férias sem que lhes tenha sido dada justificação aceitável para o atraso na liquidação desta verba.

A situação é ainda mais grave para os jornalistas integrados no novo processo de lay-off, que teve início a meio do mês de agosto, o que deixa alguns trabalhadores com quebra de rendimento há mais de seis meses, já que a maioria foi igualmente integrada no lay-off simplificado que o Governo criou para fazer face à crise provocada pela pandemia do covid-19, que terminou a 31 de julho.

Assim, entende o SJ que a Sociedade Vicra Desportiva e a Vicra Comunicações (proprietárias do jornal “A Bola”, da Autofoco e de A Bola TV) devem ter em consideração que este atraso no pagamento do subsídio de férias, além de ser uma dupla penalização para os trabalhadores em lay-off, motiva situações verdadeiramente aflitivas para alguns jornalistas. E configura também uma situação de desigualdade entre trabalhadores, já que alguns receberam o subsídio antes do mês de março e outros negociaram com a empresa o pagamento em duodécimos.

Em face do incumprimento e caso a empresa não cumpra rapidamente o que está vertido na legislação laboral quanto ao pagamento do subsídio de férias, o Sindicato dos Jornalistas fará uma exposição ao Ministério do Trabalho e solicitará a intervenção da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), já que o não pagamento das férias constitui uma contra-ordenação laboral.

Partilhe