Trabalhadores da “Lisboa TV” reclamam cumprimento da lei

Os trabalhadores da Lisboa TV, reunidos em plenário a 11 de Fevereiro, reivindicaram o pagamento do trabalho suplementar, nocturno e por turnos, nos termos previstos na Lei.

Na reunião, os trabalhadores manifestaram ainda a sua “preocupação com notícias vindas a público sobre os resultados financeiros da SIC Notícias em 2003”, pelo que decidiram pedir esclarecimentos à administração da empresa sobre a “situação financeira e os seus reflexos na política editorial e laboral da Lisboa TV”.

Os trabalhadores decidiram igualmente reforçar a sua organização, designadamente com a constituição de uma Comissão de Trabalhadores e a eleição de novo Conselho de Redacção da SIC Notícias.

É o seguinte o texto, na íntegra, do documento aprovado no plenário:

Os trabalhadores da “Lisboa TV”, reunidos em plenário no dia 11 de Fevereiro de 2004, aprovaram por unanimidade o seguinte:

1 – Solicitar aos Delegados Sindicais que iniciem de imediato o processo de constituição de uma Comissão de Trabalhadores da Lisboa TV.

2 – Solicitar ao Conselho de Redacção da SIC Notícias a realização imediata de eleições para a constituição de um novo Conselho, dado que o mandato do actual já terminou.

3 – Face ao propósito manifestado pela Administração de “encontrar todas as soluções que permitam ir ao encontro dos interesses dos trabalhadores e da empresa”, os trabalhadores propõem à Administração:

3. a) A remuneração do trabalho suplementar, nocturno e por turno, nos termos previstos na Lei.

3. b) No caso de tal remuneração ser neste momento comprovadamente inviável, os trabalhadores aguardam que a Administração proponha contrapartidas alternativas, de forma transitória.

4 – Os trabalhadores solicitam à Administração que responda ao proposto no ponto anterior até ao fim do corrente mês, aos Delegados Sindicais da Lisboa TV.

5 – Os trabalhadores da Lisboa TV manifestam preocupação com notícias vindas a público sobre os resultados financeiros da SIC Notícias em 2003.

Face ao facto de o próprio Director ter manifestado em ocasiões anteriores a preocupação com as consequências de um eventual prejuízo, os trabalhadores da Lisboa TV pedem ao Director e à Administração um esclarecimento sobre os resultados da empresa em 2003, sobre a actual situação financeira e os seus reflexos na política editorial e laboral da Lisboa TV.

Os trabalhadores da Lisboa TV

Carnaxide, 11 de Fevereiro de 2004

Partilhe