Trabalhador pede insolvência da Norte Press

O único jornalista que assegura a revista semanal “Motor” apresentou a 12 de Dezembro um pedido de insolvência da Norte Press – empresa que publica ainda o “Norte Desportivo” e faz parte do grupo do jornal “O Primeiro de Janeiro” – alegando uma dívida que ultrapassa 7000 euros em salários e subsídios em atraso.

A queixa deu entrada no Tribunal do Comércio de Gaia, e outros trabalhadores que já haviam abandonado a Norte Press, por também terem salários em atraso, poderão juntar-se ao processo a fim de reclamarem créditos.

Porém, como o trabalhador alega que o património da Norte Press “é praticamente inexistente”, os trabalhadores poderão ter de recorrer ao fundo de garantia salarial para receberem os montantes lhes são devidos.

O grupo de “O Primeiro de Janeiro” atravessa um período difícil, havendo vários processos contra as empresas Fólio e Sedico. Os bens desta última, responsável pelo pagamento dos trabalhadores demitidos de “O Primeiro de Janeiro” em 2008, vão ser liquidados depois de ter sido rejeitado o plano de recuperação apresentado em Outubro no tribunal.

As dívidas da Sedico ao Estado ultrapassam os 5,7 milhões de euros, quantia apenas superada pela dívida aos fornecedores, que ascende a quase oito milhões de euros.

Partilhe