Televisão tailandesa obrigada a reintegrar jornalistas

O Supremo Tribunal da Tailândia mandou reintegrar os 21 jornalistas ilegalmente despedidos da iTV, a 6 de Fevereiro de 2001, por terem formado um sindicato na empresa.

A deliberação do Tribunal, tomada a 9 de Março, foi classificada pelo presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Chris Warren, como “uma vitória histórica para a liberdade de imprensa e para os direitos dos jornalistas”.

O dirigente sindical elogiou a perseverança dos trabalhadores perante os inúmeros recursos da iTV, único canal privado tailandês e que é detido a 50% pela Shin Corp, uma empresa controlada pela família do primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra.

Considerando que na Tailândia se regista uma situação de conflito de interesses semelhante à existente na Itália com o domínio dos média por parte do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, a FIJ recorda que a linha editorial corajosa da iTV mudou quando, em Novembro de 2000, a Shin Corp passou a deter 50% da estação.

Esse mesmo motivo, a par da reeleição de Thaksin Shinawatra a 6 de Fevereiro, levou os 21 jornalistas a expressarem reservas acerca do seu regresso a uma iTV controlada pela Shin Corp.

Partilhe