Televisão pública francesa impede jornalistas de irem para o Iraque

O presidente da France Televisions, Marc Tessier, impediu jornalistas dos canais estatais de se deslocarem ao Iraque em serviço, uma medida que foi de pronto criticada pela Sociedade de Jornalistas (SDJ) francesa e que fez com que jornalistas da France 3 exigissem, a 27 de Janeiro, autorização para trabalhar no Iraque.

“Existem voluntários prontos a ir para o Iraque, apesar dos perigos ligados ao terrorismo, apesar do risco de sequestro, porque acreditam que os riscos fazem parte da sua profissão”, afirma a mensagem enviada pela SDJ a Marc Tessier.

O presidente da France Televisions terá tomado esta decisão por forma a seguir o conselho do presidente francês Jacques Chirac, que, após o desaparecimento da repórter Florence Aubenas, do “Libération”, a 5 de Janeiro, avisou os jornalistas de que não se deveriam deslocar ao Iraque, onde se realizam eleições este domingo.

Apesar das recomendações presidenciais, o interesse jornalístico destas eleições levou os maiores órgãos de informação franceses a reunirem-se esta semana para discutir formas de cobrir a situação no Iraque, por forma a minimizar os riscos.

Partilhe