Televisão paquistanesa acusa jornalistas detidos de reportagem falsa

A 20 e 21 de Dezembro, a televisão paquistanesa PTV emitiu uma reportagem alegando que o jornalista Khawar Mehdi Rizvi, que acompanhou os franceses Marc Epstein e Jean-Paul Guilloteau a Quetta, tinha pago a afegãos para posarem como talibãs em treino, iniciando deste modo uma “campanha difamatória” contra os três jornalistas, segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

A organização sustenta esta acusação no facto da reportagem da PTV não dar ao jornalista paquistanês qualquer hipótese de se defender e de ter cortes na filmagem, que indiciam reconstruções e falsos testemunhos.

A RSF diz-se ainda surpreendida com a reacção de alguns jornalistas e colunistas do Paquistão que questionaram a integridade dos três jornalistas, sem sequer se preocuparem em investigar o caso de forma independente e defender a liberdade de imprensa para profissionais paquistaneses e estrangeiros.

Contudo, a defesa dos detidos tem sido assumida por vários jornais locais e organizações da região, sendo que jornalistas dos diários “Le Monde” e “Libération” e das estações televisivas TF1 e France 2 defenderam, perante as autoridades paquistanesas, a idoneidade profissional de Khawar Mehdi Rizvi, Marc Epstein e Jean-Paul Guilloteau.

Também a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) se pronunciou sobre este caso, apelando à libertação imediata dos dois jornalistas franceses e do seu colega paquistanês.

Partilhe