Televisão atacada na Geórgia em véspera de eleições

A televisão Rustavi 2, em Tbilisi, na Geórgia, foi alvo de um ataque de morteiro, a 29 de Dezembro, que danificou as suas instalações. Os 15 jornalistas que se encontravam no interior do edifício saíram ilesos.

A Repórteres Sem Fronteiras, em comunicado divulgado a propósito, dá conta do seu receio de que esta seja uma forma de intimidar a estação televisiva, que deu espaço à oposição para fazer passar as suas mensagens no âmbito das legislativas de 2 de Novembro na Geórgia, e fez uma ampla cobertura dos protestos que levaram à resignação do presidente Edvard Shevardnadze no final do mesmo mês.

A RSF alerta que este é o segundo ataque a uma televisão em menos de um mês, já que o edifício da televisão estatal em Tbilisi foi danificado por um engenho explosivo a 3 de Dezembro.

Face a estes atentados, a RSF sublinha a necessidade da imprensa poder trabalhar livremente na cobertura das eleições presidenciais de 4 de Janeiro próximo, e apela às autoridades do país para que garantam a segurança dos jornalistas e órgãos de comunicação que vão acompanhar o acto eleitoral, seja qual for a sua opção editorial.

De acordo com a Rustavi 2, a polícia encontrou um lança-foguetes a duzentos metros da estação, a qual está sem emissão há várias semanas na região de Adzhara, uma república autónoma que contesta a saída de Edvard Shevardnadze e se recusa a aceitar a legitimidade de Nino Burjanadze, presidente interino desde 23 de Novembro.

Partilhe