Televisa sofre três ataques em dez dias

No espaço de dez dias, a rede televisiva mexicana Televisa foi alvo de três ataques com bombas ou granadas, os quais provocaram estragos nas instalações da emissora em Matamoros (14 de Agosto), Monterrey (15 de Agosto) e Ciudad Victoria (27 de Agosto).

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), só se registaram dois feridos ligeiros no caso de Monterrey, sendo ainda desconhecidas as razões dos diversos ataques e eventuais ligações entre os mesmos.

Aproveitando a ocasião, a RSF recordou que em Janeiro de 2009 as instalações da Televisa em Monterrey já tinham sido alvo de um ataque similar, com os jornalistas locais a sublinharem desde então que estão sob a ameaça constante de narcotraficantes da região nordeste do México.

“As autoridades mexicanas têm de pôr fim a esta onda de violência que está a colocar seriamente em risco os média e a limitar o direito dos cidadãos a serem informados”, afirmou Carlos Lauría, coordenador do Comité para a Protecção dos Jornalistas para as Américas, instando o governo federal a “lançar uma investigação atempada e exaustiva e a punir os responsáveis”.

Partilhe