Suspeitos do assassinato de Jean Dominique recapturados

As autoridades do Haiti capturaram dois dos três acusados do assassinato do jornalista Jean Léopold Dominique que tinham escapado há mais de sete meses da penitenciária de Port-au-Prince.

Segundo a imprensa haitiana, Dymsley Millien foi preso a 1 de Agosto em Port-au-Prince e Jeudi-Jean Daniel foi capturado a 8 de Agosto em Jacmel, no sul do país. A monte continua Philippe Markington.

Na opinião do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), a investigação à morte de Jean Dominique em Abril de 2000 tem tido avanços nos últimos meses, desde que Jean Bertrand Aristide saiu do país, a 29 de Fevereiro, e entrou em funções um governo de transição.

Em Março, as autoridades prenderam o ex-autarca Harold Sévère e o agente de segurança Rouspide Pétion por alegado envolvimento no assassinato, e a 1 de Julho o Supremo Tribunal rejeitou um recurso de Dymsley Millien, Jeudi-Jean Daniel e Philippe Markington, recurso esse que estava a bloquear as investigações há quase um ano.

Jean Léopold Dominique, de 69 anos, era director da Radio Haïti Inter e foi alvejado por dois indivíduos na madrugada de 3 de Abril de 2000. No ataque foi ainda ferido mortalmente o segurança da estação, Jean Claude Louissaint.

Partilhe