Suspeito da morte de jornalista filipino entrega-se à polícia

O ex-agente da polícia Guillermo Wapille, principal suspeito da morte do jornalista Edgar Damalerio, assassinado a 13 de Maio de 2002, entregou-se às autoridades filipinas a 13 de Setembro, em Camp Crame.

O suspeito já tinha sido detido anteriormente pela polícia de Pagadian City, cidade onde se deu o crime, depois de ter sido identificado por testemunhas como o autor dos disparos que vitimaram o editor do semanário “Zamboanga Scribe”, mas escapou quando estava sob custódia, antes de ser emitido um mandado de prisão.

Segundo Inday Espina-Varona, presidente do Sindicato Nacional de Jornalistas das Filipinas, Guillermo Wapille negou ser o autor do disparo que vitimou Edgar Damalerio e diz ter planos de escrever um affidavit (declaração escrita sob juramento) para identificar o “estratega” por detrás do assassinato do jornalista.

Edgar Damalerio era um jornalista premiado, famoso pelas suas reportagens que expunham a corrupção de elementos do governo e foi morto quando ia para casa vindo de uma conferência de imprensa.

Além de ser editor do semanário “Zamboanga Scribe”, Edgar Damalerio era comentador da rádio DXKP-Pagadian, apresentador do programa televisivo “Enkwentro” e correspondente do “Mindanao Gold Star”.

Partilhe