Supremo Tribunal do Vietname analisa recurso de jornalista

O Supremo Tribunal do Vietname analisa, dia 26, numa sessão fechada a jornalistas estrangeiros, o recurso interposto por Pham Hong Son, condenado a 13 anos de prisão por espionagem.

A 27 de Março de 2002, Pham Hong Son foi detido por usar a Internet para divulgar ensaios e artigos diversos que promoviam a democracia e os direitos humanos. Pouco antes da detenção, o jornalista – que também utilizara o meio digital para difundir textos da sua autoria a defender reformas políticas –, traduzira e colocara «on-line» o ensaio “O que é a Democracia”, que inicialmente surgira no site do Departamento de Estado norte-americano.

A 18 de Junho, o Tribunal de Hanoi, capital do Vietname, condenou, numa sessão à porta fechada, Pham Hong Son a 13 anos de cadeia, mais três de prisão domiciliária.

Dois meses depois, Vu Thuy Ha, mulher do jornalista, dirigiu uma carta aberta ao Ministro da Segurança Pública em que salientou que nunca ficou esclarecido na acusação qual o país para o qual o marido alegadamente espiava e qual a sua missão.

Entretanto, o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) divulgou já a sua posição, exigindo a libertação de Pham Hong Son e sublinhando que ele nunca devia ter sido encarcerado. Trata-se de um gesto de condenção pública a que também já se associaram escritores, políticos e outras figuras de peso no Vietname, país onde, dos oitos jornalistas actualmente presos, cinco foram detidos pela publicação de conteúdos na Internet.

Partilhe