Suíça e Itália investigam rede Indymedia

Procuradores federais da Suíça e Itália confirmaram estar a investigar criminalmente a rede Indymedia e prometeram divulgar mais pormenores em conferências de imprensa a realizar a 12 e a 14 de Outubro.

Terça-feira, 12 de Outubro, o procurador federal de Genebra, Daniel Zapelli, vai falar sobre a investigação criminal aberta à cobertura feita pela Indymedia da Cimeira de 2003 do G8, em Evian.

Dois dias depois será a vez da procuradora federal de Bolonha, Marina Plazzi, explicar o motivo pelo qual está a investigar a Indymedia Itália por provável “apoio ao terrorismo”.

Entretanto, a Electronic Frontier Foundation (EFF), organização que defende a liberdade no mundo digital, está já a estudar formas de responsabilizar as autoridades pelo silenciamento unilateral e inconstitucional de um órgão de comunicação independente, especialmente porque o fizeram “sem dar qualquer motivo ou sequer permitir que a Indymedia tivesse acesso à informação necessária para contestar a apreensão”.

Recorde-se que, a 7 de Outubro, mais de vinte sítios regionais da rede Indymedia, entre os quais o de Portugal, ficaram off-line após a polícia britânica ter confiscado os servidores alojados na empresa Rackspace a pedido do FBI, o qual, por sua vez, diz ter actuado em nome dos governos suíço e italiano.

Partilhe