Subsídios em atraso na empresa Workmedia

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu hoje, 7 de Dezembro, a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) na empresa Workmedia, editora da “Meios & Publicidade”, “Publicituris” e outras publicações, que tem em atraso os subsídios de férias e anunciou que não tenciona pagar o subsídio de Natal.

Em comunicado, a Direcção do SJ considera que a empresa deve desenvolver todos os esforços para explicar fundamentadamente a sua situação económico-financeira e não sacrificar as retribuições dos trabalhadores.

A Direcção do SJ reafirma, por outro lado, que a situação de crise não pode ser pretexto para redução das condições dos jornalistas e outros trabalhadores do sector, mas constitui uma oportunidade para demonstrar a importância da comunicação social.

O comunicado é do seguinte teor:

SJ contra subsídios em atraso na Workmedia

1. O sindicato dos Jornalistas pediu hoje a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho na empresa Workmedia – editora de publicações impressa e em linha em vários segmentos, nomeadamente os títulos “Meios & Publicidade”, “Publituris”, “Construir” e “Hipersuper” – que ainda não pagou os subsídios de férias e comunicou aos trabalhadores a intenção de não pagar o subsídio de Natal.

2. Numa mensagem de correio electrónico aos trabalhadores, a administração alega dificuldades devidas à conjuntura económica geral e do sector em particular, mas não explicita nem fundamenta com dados concretos a situação da empresa e muito menos se propõe discuti-la.

3. O SJ considera que a empresa deve envidar todos os esforços para, além de explicar com dados concretos, a sua situação económico-financeira, se abster de tomar medidas que sacrifiquem as condições de trabalho e de vida dos jornalistas e outros profissionais ao seu serviço, bem como para que não ceda à tentação de justificar opções drásticas com a crise.

4. O SJ aproveita para voltar a sublinhar que as épocas de crise económica, que também afectam a comunicação social, não podem ser pretexto para medidas contra os direitos dos jornalistas e outros trabalhadores do sector e que, do ponto de vista editorial, constituem uma oportunidade de valorização da função dos media e dos seus profissionais, de análise da situação, da discussão das suas causas e da apresentação de soluções.

5. A Direcção do SJ apela aos jornalistas para que se mantenham unidos nas redacções e em torno da sua organização sindical, em defesa dos seus postos de trabalho e sobretudo da importantíssima função social do Jornalismo, promovendo a Informação como bem público cuja importância é ainda mais decisiva em momentos como aquele que atravessamos.

Lisboa, 7 de Dezembro de 2011

A Direcção

Partilhe