Spencer Platt vence World Press Photo 2006

O fotógrafo norte-americano Spencer Platt, da Getty Images, venceu a 50ª edição do World Press Photo, relativo à melhor imagem captada por fotojornalistas durante o ano de 2006, com uma fotografia de um grupo de jovens libaneses que passeiam de carro pelo Sul de Beirute depois do país ter sido devastado por bombardeamentos israelitas.

Captada a 15 de Agosto de 2006, o primeiro dia do cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, a foto mereceu a seguinte descrição por parte da presidente do júri, Michele McNally: “É uma imagem para a qual podemos olhar vezes sem conta. Tem a complexidade e contradição da vida real, no meio do caos. Esta fotografia faz-nos olhar para lá do óbvio”.

Além do grande prémio no valor de 10 mil euros para Spencer Platt, o júri internacional do concurso distinguiu ainda 58 dos 4460 fotógrafos que concorreram com 78 083 imagens àquele que é um dos mais prestigiados galardões de fotografia de imprensa.

Entre os distinguidos conta-se o português João Silva, de 40 anos, reconhecido com uma menção honrosa na categoria Spot News, por um portfólio publicado no “New York Times” sobre o ataque de um atirador emboscado a uma patrulha norte-americana em Karmah, no Iraque. É a segunda vez que João Silva, actualmente ao serviço do jornal “Times”, da África do Sul, é premiado no certame: em 2005 ganhou o 2º prémio na categoria Temas Contemporâneos.

Os restantes fotojornalistas premiados são originários de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Israel, Itália, Japão, México, Nigéria, Noruega, Países Baixos, Palestina, Reino Unido e Suécia.

Partilhe