Solução cooperativa ganha força na “Capital” e “O Comércio do Porto”

Um grupo de jornalistas de “O Comércio do Porto” e de “A Capital” decidiram avançar com a constituição de uma cooperativa para assegurar a continuação dos dois títulos.

A decisão foi tomada após a realização de reuniões de esclarecimento, nas duas redacções, com representantes do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e especialistas do movimento cooperativo.

O grupo dinamizador da iniciativa vai agora proceder à escolha do nome e dos estatutos da cooperativa, primeiro passo de um processo que vai passar, a curto prazo, pelo contacto com uma série de entidades oficiais vocacionadas para o apoio a soluções deste tipo visando a manutenção de postos de trabalho.

O grupo de jornalistas que decidiu tomar em mãos o projecto dos dois jornais conta, desde já, com o apoio activo do movimento cooperativo. Segundo uma fonte da Uninorte, várias entidades, particulares e associativas, manifestaram o seu interesse no projecto, pelo que assim que estiverem cumpridas as formalidades legais, deverá ter lugar o processo de aceitação de cooperantes.

A Prensa Ibérica, que vai ser formalmente contactada pelos fundadores da cooperativa nos próximos dias, manifestou através do seu director-geral em Portugal, António Matos, simpatia por esta solução que permitirá manter os títulos “A Capital” e “O Comércio do Porto”.

Partilhe