Solidariedade com os profissionais de “O Independente”

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) expressou hoje, 30 de Agosto, solidariedade para com os profissionais ao serviço de “O Independente”, cujo encerramento foi anunciado, afirmando esperar que, pelo menos, sejam garantidos os direitos indemnizatórios dos trabalhadores.

O SJ considera que “é sempre lamentável o anúncio do encerramento de uma publicação, pelo que isso significa de sacrifício social para os profissionais que nela trabalham e pela perda irreparável que representa” e acrescenta que o fim de “O Independente” é “mais uma página triste no livro negro da imprensa portuguesa”.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

SJ SOLIDÁRIO COM JORNALISTAS DE “O INDEPENDENTE”

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento hoje de que os profissionais de “O Independente” foram informados da intenção da Empresa de fazer cessar a publicação daquele semanário e proceder ao seu encerramento.

2. Para os jornalistas e para os cidadãos, é sempre lamentável o anúncio do encerramento de uma publicação, pelo que isso significa de sacrifício social para os profissionais que nela trabalham e pela perda irreparável que representa.

3. Com o encerramento de um jornal, há jornalistas que ficam sem emprego e sem espaço para informar, do mesmo modo que a diversidade informativa fica reduzida e o pluralismo mais limitado.

4. No caso de “O Independente”, o que desaparece é um semanário singular que marcou a história do jornalismo e o percurso de muitos jornalistas. O seu fim é mais uma página triste no livro negro da imprensa portuguesa.

5. O Sindicato dos Jornalistas exprime a sua solidariedade para com os profissionais que se encontravam ao seu serviço e espera que, na eventualidade de não ser já possível o seu relançamento e a preservação dos respectivos postos de trabalho, sejam pelo menos garantidos os direitos dos trabalhadores.

Lisboa, 30 de Agosto de 2006

A Direcção

Partilhe