Solidariedade com jornalistas do Bangladesh

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) manifesta a sua solidariedade para com os cinco jornalistas do Bangladesh acusados práticas de extorsão e exige que sejam retiradas as acusações que lhes são feitas.

A FIJ apelou ao Supremo Tribunal do Bangladesh, a 25 de Julho, para que resista às pressões políticas e declare inocentes os jornalistas de Kushtia que denunciaram casos de corrupção envolvendo o Bangladesh National Party (BNP).

Segundo o presidente da FIJ, Christopher Warren, “este caso não deve ser usado como instrumento político para punir jornalistas que denunciaram a corrupção e criticaram o governo: se isso acontecesse seria o desrespeito completo pelo direito à liberdade de expressão”.

Gazi Mahbub Rahman, editor do diário “Ajker Alo” e o seu colega Jamaluddin Haidery; Tariqul Huq Tariq, correspondente do diário “Prothom Alo”; Shamsul Alam correspondente do “Ajker Kagoj”, e Hassan Zahid, correspondente do “Manabzamin”, foram acusados de extorsão pelo dirigente do BNP, Shahidul Islam, após terem publicado uma história de corrupção envolvendo quadros do partido.

A FIJ recorda que o Bangladesh é um dos países da Ásia mais perigosos para os jornalistas: entre Maio de 2004 e Maio de 2005, seis jornalistas foram mortos, 320 torturados, 55 agredidos em assaltos e 405 receberam ameaças de morte.

Partilhe