SKAI fura greve na Grécia usando cadeias internacionais

A administração da rádio grega SKAI está a recorrer às emissões das cadeias internacionais BBC World Service, Deutsche Welle e Voice of America para preencher os espaços informativos afectados pela greve de jornalistas no país.

O alerta foi dado pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que se envolveu nesta questão depois de uma coligação de sindicatos gregos se ter queixado de que a SKAI – onde os jornalistas e restantes trabalhadores apoiam a greve a cem por cento – estava a usar material das cadeias internacionais para preencher a programação perdida.

Perante este caso, o Sindicato de Jornalistas da Imprensa Diária de Atenas decidiu prolongar até 16 de Julho a greve na SKAI, que é propriedade do grupo Alafouzos, dono do diário nacional “Kathemerini” e fornecedor de suplementos ao “International Herald Tribune”.

Por seu lado, a FIJ apelou aos sindicatos no Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos para que actuassem neste caso, pois a utilização deste material “pode dar a alguns ouvintes a impressão de que a BBC, a Deutsche Welle e a Voice of America estão a quebrar deliberamente a greve grega”.

“Isto é obviamente um disparate, mas as administrações precisam de saber como é que o seu material está a ser usado”, disse Aidan White, secretário-geral da FIJ, frisando que a atitude dos gestores da estação grega é um desrespeito para com o direito dos seus trabalhadores à greve.

Esta é a segunda greve na Grécia desde 2 de Julho e surge como resposta a um impasse nas negociações salariais por parte dos patrões, que continuam a insistir num aumento que não compensa a perda de poder de compra dos trabalhadores.

Partilhe