SJ volta a rejeitar publicidade nos coletes para jornalistas da Liga de futebol

Audição na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) foi ouvido, nesta terça-feira, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, perante a qual voltou a rejeitar publicidade nos coletes para jornalistas da Liga de futebol.
O SJ reiterou, perante os deputados, que é inaceitável – em termos legais e deontológicos – que os profissionais sejam obrigados a envergar coletes com símbolos publicitários, algo imposto pela Liga na temporada passada e cuja resolução tem vindo a ser adiada pela mesma entidade, apesar de múltiplos protestos nesse sentido.
O SJ salientou ainda que a atribuição de credenciais de acesso aos relvados deve ser esclarecida, para que o trabalho dos jornalistas, com a respectiva carteira profissional, não seja prejudicado por demais elementos, a quem são actualmente atribuídas credenciais em igualdade de circunstâncias.
O SJ reafirmou igualmente que as condições de segurança e de mobilidade dos repórteres de campo devem ser melhoradas nos estádios, um tema ao qual a própria Liga se mostrou sensível, mas sem desenvolvimentos concretos até hoje.
O SJ – que se fez representar pela presidente da Direcção, Sofia Branco, e pelo vogal Tiago Dias – foi ouvido na sequência de um ofício enviado aos Grupos Parlamentares e às tutelas da Comunicação Social e do Desporto sobre as problemáticas das condições de trabalho nas competições regidas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a um mês do começo da nova temporada.

Partilhe