SJ visita Jornal de Leiria

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) deslocou-se esta quinta-feira à redação do Jornal de Leiria, no âmbito de um conjunto de visitas a órgãos de informação regionais que tem vindo a fazer para preparar uma conferência sobre jornalismo fora dos grandes centros, que vai acontecer em abril, no Funchal.

Em dia de saída para as bancas, a delegação do SJ foi recebida pelo diretor, João Nazário, e por vários dos 8 jornalistas que trabalham naquele semanário, propriedade da Jorlis-Edições e Publicações, Lda.

O jornal nasceu em Abril de 1984, por iniciativa de um grupo de alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (Leiria). Alguns anos depois, o jornal acabaria por ser vendido ao empresário José Ribeiro Vieira, que liderou o projeto até morrer, em 2012.

Atualmente o Jornal de Leiria sai para as bancas semanalmente, com uma tiragem de 15 mil exemplares, a que se junta uma presença online expressiva. “Depois de Leiria, a cidade que mais nos lê, em modo digital, é Paris”, contou ao SJ João Nazário, justificando, assim, a atenção que o jornal dá às comunidades portuguesas, nas páginas do jornal e numa revista temática.

Além do Jornal de Leiria, a Jorlis dedica-se também à edição de revistas, livros e brochuras, um trabalho assegurado por diversos colaboradores, nomeadamente jornalistas freelancers. Na empresa, trabalham ainda duas paginadoras, duas administrativas e quatros comerciais.

Partilhe