SJ solidário com sindicato independente russo JMWU

O Sindicato dos Jornalistas condena a decisão do Ministério Público de Moscovo de solicitar o encerramento do Sindicato de Jornalistas e Trabalhadores dos Media Russos (JMWU).

O sindicato é acusado de publicar informações falsas sobre a guerra da Rússia na Ucrânia com o objetivo de desacreditar as forças armadas russas. Entre esses artigos, está um que classifica de “passo pérfido” a invasão russa da Ucrânia.

O SJ associa-se ao apelo feito às autoridades russas pelo Comité para a Protecção de Jornalistas e pelas Federações Internacional e Europeia de Jornalistas para que deixem aquela estrutura sindical trabalhar livremente.

A 5 de julho, o tribunal de Moscovo notificou o sindicato de uma decisão de 16 de junho a favor do pedido do Ministério Público para dissolver o sindicato e uma decisão de 4 de julho relativa à suspensão da sua atividade.

A audiência preliminar do caso está marcada para 13 de julho.

O SJ defende que as autoridades russas devem levantar a suspensão das actividades do sindicato e retirar todas as acusações.

O JMWU, fundado em 2016, tem cerca de 600 membros, defende os direitos laborais e presta assistência a jornalistas assim como apoia a liberdade de imprensa na Rússia.

Partilhe