SJ saúda paralisação exemplar na Lusa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) saúda a paralisação praticamente total registada no primeiro de quatro dias de greve na Agência Lusa e exorta os trabalhadores a manter viva e determinada a sua força e coragem e a aprofundar a unidade em torno das suas organizações representativas.

O SJ – em comunicado que a seguir se transcreve na íntegra – manifesta-se confiante de que esta “demonstração histórica da força e da determinação dos trabalhadores da Lusa” vai ser prosseguida nos restantes dias de greve.

SJ saúda greve vitoriosa na Agência Lusa

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas saúda vivamente os jornalistas e os outros trabalhadores ao serviço da Lusa – Agência de Notícias de Portugal, SA, pela sua vitoriosa greve, saldada por uma paralisação praticamente total do serviço, já que apenas alguns takes gerados na delegação de Macau durante a madrugada entraram em linha, tendo o serviço sido suspenso totalmente às 08h00.

2. Trata-se de uma paralisação exemplar, que certamente vai ser prosseguida amanhã, dia 19, e durante o fim-de-semana, numa demonstração histórica da força e da determinação dos trabalhadores da Lusa em defender não apenas os seus postos de trabalho, mas essencialmente apostados em defender o futuro da Agência, a sua capacidade e o seu prestígio.

3. A Direcção do SJ saúda de modo muito especial todos os dirigentes e delegados sindicais e os membros da Comissão de Trabalhadores e do Conselho de Redacção, aos quais se deve a capacidade organizativa, de esclarecimento e de mobilização dos trabalhadores, claramente traduzidos na adesão à greve.

4. O SJ saúda também o modo empenhado e generoso como esses activistas estão a trabalhar no esclarecimento da opinião pública, tanto através das informações e declarações prestadas a órgãos de informação e dos materiais de informação e propaganda já produzidos, como também através dos contactos com os grupos parlamentares e outras instâncias e, ainda, das iniciativas públicas já realizadas.

5. Consciente do sacrifício – desde logo económico – que esta luta representa para os jornalistas e restantes trabalhadores, mas também convicta da importância determinante do seu êxito, a Direcção do SJ exorta-os a manter bem viva e determinada esta força e esta coragem e a aprofundar a unidade em torno das suas organizações representativas.

Viva a luta dos trabalhadores da Lusa!

Lisboa, 18 de Outubro de 2012

A Direcção

Próximas iniciativas públicas
 
Dia 19, sexta-feira
– Concentração junto à porta lateral do Parlamento às 09h30
 – Deslocação às 11h00 do Parlamento para o jornal Público (Rua Viriato 13, metro Picoas), em Lisboa, também em greve neste dia
– Deslocação para a sede da Agência Lusa, por volta das 13horas
– Debate sobre a situação do sector, promovido pelas estruturas representativas na Lusa e no Público, às 11 horas, no auditório do Pólo das Indústrias Criativas da UPTEC, na Praça do Coronel Pacheco
 
 Dia 20, sábado
– Acção de sensibilização junto à saída do metro da Baixa-Chiado, em Lisboa, às 12horas
– Acção de sensibilização junto à estátua do Ardina, na Praça da Liberdade, no Porto, às 10 horas, seguindo para a Rua de Santa Catarina 
 
Dia 21, domingo
Acções de sensibilização feitas por diversos piquetes de greve junto dos restantes órgãos de comunicação social, clientes dos serviços da Agência Lusa
 

Partilhe