SJ repudia despedimentos no grupo Lusomundo Media

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudia, em comunicado, os despedimentos que o grupo Lusomundo Media, do universo Portugal Telecom, pretende levar a cabo na TSF, “Jornal de Notícias” e “Diário de Notícias”. O SJ solicitou uma reunião de urgência ao presidente do grupo, Henrique Granadeiro.

A anunciada redução de pessoal, cujo resultado imediato foi a demissão da direcção da TSF, suscita as mais graves preocupações ao SJ, que solicitou uma reunião com carácter de urgência ao presidente do conselho de administração do grupo Lusomundo Media, Henrique Granadeiro.

O SJ considera que nada justifica o sacrifício dos postos de trabalho e da dignidade dos jornalistas, tanto mais que o poderoso universo da PT reúne condições económicas e financeiras para amortecer os efeitos da pretensa crise do sector da comunicação social.

É o seguinte o texto integral do comunicado do SJ:

Grupo PT reincide em despedimentos na Comunicação Social

O Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento de que o grupo Lusomundo Media, do universo Portugal Telecom, pretende levar a cabo, nos próximos seis meses, um «emagrecimento» de pessoal na TSF, Jornal de Notícias (JN) e Diário de Notícias (DN).

Embora a Administração da Lusomundo Media ainda não tenha informado quantos trabalhadores pretende dispensar em cada um daqueles órgãos, segundo informações prestadas ao Conselho de Redacção da TSF aponta para um total de 90 rescisões selectivas.

A anunciada redução de pessoal, imposta por uma reestruturação da TSF, levou já à demissão da respectiva direcção, por considerar que não é possível assegurar a qualidade editorial da rádio com menos meios e com menos pessoas.

Tendo em conta a inegável implantação, prestígio e qualidade da TSF, fruto da dedicação e profissionalismo dos seus trabalhadores e da sua direcção, e sabendo-se que as audiências têm registado um contínuo crescimento nos últimos trimestres, torna-se legítimo temer que se altere radicalmente um projecto com provas dadas.

O SJ considera ainda particularmente preocupante a anunciada intenção de levar a cabo, também na TSF, o processo de redução de pessoal com base na abordagem selectiva de trabalhadores e não, como seria legítimo, através de um programa de adesão voluntária e de livre negociação de rescisões.

Face a esta situação, a Direcção do SJ solicitou uma reunião à Administração da Lusomundo Media, com carácter de urgência, para pedir esclarecimentos e analisar a situação laboral dos jornalistas na TSF, JN e DN.

O SJ apela aos jornalistas e a todos os trabalhadores da TSF, JN e DN para que se mantenham alerta e unidos na defesa dos seus legítimos direitos.

O SJ salienta que a TSF, o JN e o DN estão inseridos num poderoso universo empresarial de telecomunicações e multimédia que reúne condições económicas e financeiras para amortecer os efeitos da pretensa crise do sector da comunicação social, pelo que não aceita o sacrifício de postos de trabalho e da dignidade de jornalistas e outros trabalhadores a operações de engenharia financeira.

Lisboa, 25 de Julho de 03

A Direcção

Partilhe