SJ repudia despedimentos na “Motorpress”

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está apreensivo com a situação que se vive na “Motorpress”, empresa que esta semana anunciou a intenção de despedir 28 trabalhadores, 10 dos quais jornalistas.

Em comunicado divulgado hoje, 19 de Novembro, o SJ alerta para o facto de a Administração da “Motorpress” pretender “prosseguir o seu projecto à custa da sobre-exploração dos trabalhadores, designadamente dos jornalistas”, propondo-se reutilizar o seu trabalho, a custo zero, nos diferentes títulos e órgãos da empresa. Esta possibilidade, lembra o SJ, tornou-se possível com o novo Estatuto do Jornalista, aprovado na anterior legislatura só com os votos do PS.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Despedimento colectivo na “Motorpress”

1. A Administração da “Motorpress” pretende despedir 28 trabalhadores, 10 dos quais jornalistas, e encerrar as publicações “Auto Magazine” e “Maxi Tunning”, num acto que suscita as maiores apreensões e a solidariedade do SJ para com os atingidos pela medida.

2. Este despedimento colectivo, a ser concretizado, será o segundo em apenas seis meses – em Maio foram dispensados sete trabalhadores.

3. A administração da “Motorpress”, que também já este ano procedeu a reduções de vencimentos, invoca a “crise económica e financeira” para justificar o despedimento colectivo, mas os próprios números que apresenta mostram que está confrontada com uma redução de lucros e não com resultados negativos.

4. Por outro lado, a empresa pretende – e afirma-o sem ambiguidades – prosseguir o seu projecto à custa da sobre-exploração dos trabalhadores, designadamente dos jornalistas, que trabalham nas diferentes revistas da “Motorpress”.

5. Essa pretensão só é possível devido ao facto de o Estatuto do Jornalista, aprovado na anterior legislatura apenas com os votos do Partido Socialista, ter oferecido de bandeja ao patronato a possibilidade de reutilizar o trabalho dos jornalistas – a custo zero – nos diferentes títulos e órgãos das empresas e grupos, criando “redacções únicas” de múltiplos fins e baixos custos.

6. O SJ alertou o Governo, infelizmente em vão, para as dramáticas consequências destas sinergias de funcionamento e recursos, quer ao nível do emprego quer no respeitante ao empobrecimento da diversidade e do pluralismo dos média.

7. O resultado está à vista nas sucessivas medidas de emagrecimento das redacções e confirma a necessidade de revisão urgente dos aspectos mais gravosos do Estatuto do Jornalista.

8. O SJ, que está a acompanhar a situação na “Motorpress” e tudo fará para defender os direitos e interesses dos seus representados, apela à unidade de todos os jornalistas e outros trabalhadores e alerta uma vez mais os trabalhadores para a importância de se sindicalizarem.

Lisboa, 19 de Novembro de 2009

A Direcção

Partilhe