SJ repudia ataques a jornalistas em Bagdade

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifesta-se preocupado com a situação dos jornalistas em serviço no Iraque e vai protestar junto da Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa pelo ataque de hoje ao Hotel Palestina, em Bagdade.

Apesar de não haver jornalistas portugueses entre as vítimas, o SJ exige “do Governo português que obtenha garantias de que não voltarão a repetir-se acções semelhantes” pois está em causa a sua segurança e o silenciamento do seu testemunho profissional.

É o seguinte o texto integral do comunicado do Sindicato dos Jornalistas:

ATAQUE A ABRIGO DE JORNALISTAS EM BAGDADE

“Tropas norte-americanas atacaram, esta madrugada, o Hotel Palestina, em Bagdade, onde se encontram inúmeros jornalistas, causando a morte de dois repórteres, um da agência Reuters e outro da Tele 5, e ferimentos em mais três da Reuters.

“Não há portugueses entre os jornalistas vítimas do ataque, aparentemente justificado com a alegada presença de um atirador no referido hotel, mas o Sindicato dos Jornalistas não pode deixar de repudiar a agressão nem de manifestar a sua preocupação quanto aos efeitos de tamanha ofensiva.

“Mesmo que se pudesse aceitar a justificação de que se tornaria necessário neutralizar um atirador que procurava escudar-se entre os jornalistas, já é completamente inaceitável e inconcebível o recurso a disparos de canhão para alcançar tal objectivo.

“Com efeito, as sofisticadas tropas norte-americanas estão seguramente apetrechadas com recursos tecnológicos de alta precisão e preparadas em técnicas de perseguição e assalto que permitam confinar os efeitos das suas operações ao alvo pretendido e poupar vítimas inocentes.

“Os jornalistas, que são os olhos e os ouvidos da Humanidade, estão conscientes de que correm riscos em cenários de guerra, mas as partes em conflito não podem deixar de tomar medidas para a sua protecção devendo também abster-se de realizar actos que atentem contra a sua integridade e silenciem o seu testemunho profissional.

“Neste contexto, além de acompanhar as iniciativas da Federação Internacional de Jornalistas, de que é membro, o SJ vai protestar junto da Embaixada dos Estados Unidos da América contra esta nova agressão e exigir do Governo português que obtenha garantias de que não voltarão a repetir-se acções semelhantes”.

Partilhe