SJ recusa convite para posse de comissão

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) recusou o convite de Morais Sarmento para estar presente na posse da comissão nomeada pelo Governo para discutir o serviço público, reafirmando a sua discordância em relação à composição e ao mandato daquele grupo de trabalho.

Em carta enviada em 5 de Junho, ao ministro da Presidência, a direcção do SJ lembra que o governante social-democrata não respondeu a nenhum dos pedidos de audiências das organizações representativas dos trabalhadores, precisamente para discutir “o mandato daquele grupo de trabalho”.

Para o sindicato, “a solução encontrada” pelo ministro “não corresponde ao modelo de debate – amplo e democrático – sobre a natureza, os objectivos e os meios do Serviço Público de Televisão”. O SJ reafirma a sua disponibilidade “para participar activamente, juntamente com os restantes sindicatos do sector e outras organizações, no debate que tem vindo a propor e cuja necessidade o Senhor Presidente da República também já sugeriu”.

É o seguinte o texto integral da carta enviada em 5 de Junho, pela direcção do Sindicato dos Jornalistas, ao ministro da Presidência, Morais Sarmento:

“A Direcção do Sindicato dos Jornalistas apreciou o convite telefónico de ontem, ao início da noite, para estar presente na cerimónia de posse, esta tarde, do grupo de trabalho nomeado por V. Exa. para estudar o Serviço Público de Televisão.

“Uma vez que o Sindicato dos Jornalistas não concorda nem com a composição nem com o mandato do referido grupo de trabalho, e considerando que a solução encontrada por V. Exa. não corresponde ao modelo de debate – amplo e democrático – sobre a natureza, os objectivos e os meios do Serviço Público de Televisão que temos vindo a defender, não se compreenderia a nossa presença no acto referido.

“O Sindicato dos Jornalistas está disponível, isso sim, para participar activamente, juntamente com os restantes sindicatos do sector e outras organizações, no debate que tem vindo a propor e cuja necessidade o Senhor Presidente da República também já sugeriu.

“O Sindicato dos Jornalistas sublinha, por outro lado, que permanecem sem resposta de V. Exa. os vários pedidos de audiência apresentados pelas organizações representativas dos trabalhadores da RTP para discutir exactamente a matéria objecto do mandato do mesmo grupo de trabalho.

“Renovando a disponibilidade para participar no debate que se impõe, apresentamos os melhores cumprimentos”

Partilhe