SJ recomenda uso do dístico do ICS

O Sindicato do Jornalistas (SJ) aconselha os seus associados a usarem o dístico emitido pelo Instituto da Comunicação Social para viaturas em serviço, devido às autoridades policiais estarem a ignorar o dístico emitido pelo SJ há mais de quatro décadas. O SJ obterá o dístico do ICS para os associados que o requeiram.

Em carta-circular hoje divulgada, a Direcção do SJ explica que a recente atitude das autoridades leva a recomendar o uso do dístico oficial, apesar da “preferência manifestada por muitos associados” pelo do sindicato.

A obtenção do dístico do ICS será feita gratuitamente pelos serviços do SJ para os seus associados, bastando preencher o formulário em anexo, no final desta notícia, e entregá-lo na sede do SJ ou remetê-lo por correio ou fax.

É o seguinte o texto da carta-circular do Sindicato dos Jornalistas:

“As autoridades policiais têm vindo a colocar, nos últimos tempos, sérios entraves ao reconhecimento do dístico automóvel tradicionalmente emitido pelo Sindicato dos Jornalistas para a identificação dos veículos utilizados por jornalistas em serviço.

“Não obstante a preferência manifestada por muitos associados pelo dístico do SJ, cuja imagem está implantada há mais de quatro décadas, a Direcção concluiu dever aconselhar o uso do dístico oficial, emitido pelo Instituto da Comunicação Social.

“No entanto, o Sindicato continuará a prestar aos seus associados o serviço adequado à obtenção do referido dístico, procedendo, em nome destes, à tramitação necessária junto do ICS e à entrega do mesmo sem custos.

“Por outro lado, o Sindicato desenvolverá junto das autoridades policiais e do Ministério da Administração Interna um conjunto de acções de promoção e valorização do dístico, bem como ao respeito pelas garantias por este asseguradas.

“Os interessados deverão preencher o formulário anexo, fazendo-o acompanhar de cópia da carteira profissional, e entregá-lo nos Serviços do SJ – pessoalmente, ou pelo fax 213422583.

“Qualquer alteração designadamente quanto ao modelo, marca e matrícula do veículo do jornalista deve ser comunicada com a maior brevidade possível, a fim de ser requerida a emissão de um novo dístico.”

Este texto tem ficheiro(s) anexo(s). Como estão em formato pdf, poderá visualizá-los carregando nos links respectivos, desde que tenha o Acrobat Reader instalado. Caso não tenha este software no seu computador, poderá efectuar o download em www.adobe.com.

Partilhe