SJ reclama inquérito à detenção de jornalista

Um jornalista foi agredido e detido por elementos do Corpo de Intervenção (CI) da Polícia de Segurança Pública (CI) durante os incidentes registados ontem, 24, junto à Assembleia da República. O SJ exige o apuramento de responsabilidades.

Em comunicado que a seguir se reproduz, o SJ manifesta «pública solidariedade» para com o camarada de profissão vítima da violência policial e «protesta veementemente contra o comportamento da Polícia».

SJ exige inquérito a detenção ilegal de jornalista e agressão pela Polícia

1. A Direcção do Sindicato dos Jornalistas vai pedir à Inspecção Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito à detenção de um jornalista, por elementos do Corpo de Intervenção (CI) da Polícia de Segurança Pública (CI), registado ao final da tarde de ontem, no decurso dos incidentes entre activistas do denominado movimento “Indignados” e aquela força nas escadaria da Assembleia da República.

2. De acordo com o relato feito pelo próprio ao SJ, o fotojornalista foi agarrado por dois elementos do CI quando se encontrava a cobrir os incidentes na escadaria do edifício do Parlamento, tendo sido arrastado para o cimo das escadas, onde foi agredido com um bastão no estômago por um terceiro agente, apesar de ter-lhes dito várias vezes que é jornalista e de sucessivas tentativas para exibir a respectiva carteira profissional. Tendo sido conduzido a uma esquadra da PSP, o jornalista foi identificado e mandado embora.

3. Independentemente das consequências a retirar da queixa-crime que o jornalista apresentará em tempo oportuno, a Direcção do SJ manifesta pública solidariedade para com este camarada, protesta veementemente contra o comportamento da Polícia e exige a abertura de um inquérito rigoroso aos factos e a punição dos responsáveis.

Lisboa, 25 de Novembro de 2011

A Direcção

Partilhe