SJ reapresenta propostas em defesa do setor junto dos grupos parlamentares

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) iniciou reuniões presenciais com todos os grupos parlamentares com o objetivo de apresentar as propostas que defende em sede do Orçamento do Estado para 2022 .

Essas propostas tinham sido apresentadas ao anterior governo e também aos partidos aquando da apresentação do primeiro OE 2022 que foi chumbado.

A realização de eleições legislativas antecipadas e as mudanças ocorridas na composição do plenário da Assembleia da República levaram o SJ a reapresentar o seu documento.

Até agora, foram realizadas reuniões com o PS, Bloco de Esquerda e Chega, estando agendados encontros com os restantes partidos.

O SJ considera fundamental que todos os grupos parlamentares e deputados únicos tenham a devida noção, entre outras, das dificuldades financeiras dos órgãos de comunicação social e dos problemas que o setor enfrenta, nomeadamente o preço galopante do papel que agrava a situação económica dos jornais, a redução das redações, a precariedade, a desinformação, os populismos.

Neste sentido, o SJ exorta os partidos a avançarem com propostas para fortalecer o Jornalismo, pilar de uma sociedade democrática.

→ Consulta aqui as propostas apresentadas

Partilhe