SJ promove jornada nacional em defesa da Caixa dos Jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) decidiu lançar uma jornada nacional de defesa da Caixa dos Jornalistas, cujo encerramento foi anunciado a 15 de Novembro pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.

Em comunicado divulgado hoje, 17 de Novembro, o SJ informa que a jornada inclui, entre outras iniciativas, o lançamento de um Manifesto e a realização de reuniões descentralizadas nas principais capitais de distrito, abertas a toda a classe, para esclarecimento e recolha de opiniões sobre medidas a tomar em defesa dos interesses dos jornalistas.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Jornada nacional de defesa da Caixa dos Jornalistas

Considerando que:

1. A Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas constitui um património de decisiva importância para as condições em que os jornalistas portugueses desempenham a sua profissão;

2. O anúncio da extinção da CPAFJ representa um retrocesso inaceitável nos direitos dos jornalistas que justifica uma rejeição clara por parte da Classe;

3. O Sindicato dos Jornalistas não só possui responsabilidades históricas na previdência dos jornalistas, mas também detém responsabilidades objectivas na gestão da CPAFJ, ao designar dois terços dos membros da sua Comissão Administrativa,

4. É dever do SJ defender activamente os direitos e garantias dos jornalistas em todos os domínios,

A Direcção do SJ decide:

1.º – Reafirmar a sua confiança nos vogais da CA por si designados e aprofundar o apoio directo à sua acção, bem como a sua solidariedade para com a sua presidente.

2.º – Organizar uma jornada nacional de defesa da Caixa dos Jornalistas, através:

a) Do lançamento imediato de um manifesto público de protesto contra a extinção da CPAFJ;

b) Da realização de reuniões descentralizadas, nas principais capitais de distrito, abertas a todos os jornalistas, destinadas ao esclarecimento da Classe e à recolha de opiniões e propostas de acções e medidas.

3.º – Continuar a estudar formas de luta e iniciativas de resistência à medida anunciada.

4.º – Manter a sua disponibilidade para encontrar com o Governo soluções apropriadas à defesa dos direitos dos jornalistas.

Lisboa, 17 de Novembro de 2006

A Direcção

Partilhe