SJ promove debate sobre o Estatuto do Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) convida a classe a participar, dia 5 de Julho, às 21h30, num debate alargado sobre a lei que regula o Estatuto do Jornalista, a realizar na sua sede na R. Duques de Bragança, n.º 7 E, em Lisboa.

A iniciativa insere-se na campanha anunciada a semana passada – logo após a aprovação da nova lei pela maioria socialista na Assembleia da República – e ratificada ontem pela nova Direcção do SJ, reunida em plenário depois da sua tomada de posse.

Recorda-se que o SJ, em comunicado divulgado a 21 de Junho, considerou esse dia um “dos mais negros na história do Jornalismo do pós-25 de Abril”, já que o novo Estatuto reduz direitos e garantias aos jornalistas, põe em causa a protecção das fontes, atenta contra a autonomia editorial e independência dos profissionais dos média e consagra o esbulho dos direitos de autor dos jornalistas.

O mesmo documento anunciava a decisão de pedir uma audiência com carácter de urgência ao Presidente da República (entretanto já solicitada), antecipando que o objectivo da audiência é solicitar a Cavaco Silva que não promulgue o diploma.

O SJ afirmava ainda a sua disposição de “recorrer a todas as formas de luta e a todas as instâncias nacionais e internacionais para impedir os graves danos que este Estatuto pode causar à Democracia”.

Na tomada de posse dos órgãos sociais do SJ, ontem realizada, a questão do Estatuto do Jornalista e suas graves consequências para o exercício da profissão e para a própria liberdade de expressão estiveram no centro das intervenções dos dirigentes sindicais.

Partilhe